Embora algumas crianças iniciem o processo mais cedo e outras mais tarde, normalmente, a dentição de leite começa a nascer por volta dos 6 meses. É composta por 20 dentes e só está terminada por volta dos 3 anos.
Esta fase é acompanhada por choro, desconforto e irritabilidade. Deixamos alguns conselhos para contornar esta situação.
Identificar o nascimento dos primeiros dentes
Antes de mais, é preciso certificar-se de que o choro e desconforto do bebé são causados pelos dentes. Tal como dissemos, os 6 meses são uma idade são uma referência e não uma regra. Portanto, é importante verificar se a fonte do choro é mesmo essa, mesmo que a idade corresponda.
O modo mais fácil é observar as gengivas do bebé. Se notar uns altos pequenos e esbranquiçados, são os dentes a tentar romper. Para além das gengivas inchadas, é normal que o bebé apresente também os seguintes sintomas:
- Rosto quente e vermelho
- Saliva abundante
- Mais tendência para assaduras causadas pela fralda
- Padrões de sono alterados
- Perda de apetite
- Irritabilidade
- Necessidade de morder objectos
Aliviar o desconforto do bebé
Há várias coisas que pode tentar para tentar acalmar a criança. Tudo o que envolver fármacos (excepto o gel anestésico de que falaremos a seguir) terá que ser recomendado e receitado pelo médico. São soluções de último recurso, uma vez que se deve evitar que o bebé ingira medicamentos.
- Manter o bebé seco e limpo da saliva e mudar a fralda com mais frequência
- Massajar a gengiva. Lave bem as mãos e passe os nós dos dedos pelas gengivas do bebé. A pressão pode ajudar a aliviar a dor. Outra alternativa é dobrar o dedo indicador e deixe que o bebé morda as articulações.
- Existem à venda anéis especiais (anéis de dentição) para aliviar a dor das gengivas. Alguns podem ser guardados no congelador (o frio também ajuda) outros têm várias texturas para criar pressão contra as gengivas quando o bebé os morde. No fundo, fazem o mesmo que as mãos, mas de forma mais eficaz. Pergunte na farmácia e nas lojas especializadas em artigos de bebé.
- Em alternativa, pode molhar a ponta de uma fralda em água fria e dar ao bebé para morder. É uma boa solução momentânea, se não tiver mais nada à mão.
- Também na categoria das soluções momentâneas, experimente dar-lhe um banho morno. A água tépida ajuda a relaxar.
- Pode massajar as gengivas do bebé com um gel anestesiante à base de ervas (também pode ser colocado no anel de dentição). Podem ser comprados em qualquer farmácia e devem ser usados várias vezes ao dia. Tenha atenção, porque normalmente este gel faz com que o bebé se babe muito. Terá que estar sempre a limpá-lo.
- Certifique-se de que o bebé dorme o suficiente. Se não o fizer, em conjunto com as dores, vai ficar ainda mais irritado, o que o leva a chorar ainda mais, entrando num ciclo vicioso. Se realmente não conseguir que o bebé durma as horas suficientes, fale com o seu médico para encontrar uma solução.





















